Ouvirá o Mundo o que nunca viu, lerá o que nunca ouviu, admirará o que nunca leu, e pasmará assombrado do que nunca imaginou.


Padre António Vieira, História do Futuro


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PRIMEIROS PASSOS


Foi proposta uma atividade de escrita criativa aos alunos de 10º ano, de Português-Língua Não Materna (A2 e B1) . A atividade baseava-se na produção de um poema a partir de algumas palavras fornecidas por mim.  O resultado foi surpreendente.      Filomena Ponte Silva

Um momento                                            
Se eu pudesse
Roubava o tempo do mundo
Fazia cada momento
Durar mais do que um segundo,

Sussurrava enquanto o tempo
É só nosso
Se eu pudesse, fazia por ti tudo
O que não posso.

Cada olhar que fica,
Cada beijo que voa,
Cada palavra amiga,
Que sozinha nos conta
Esta história tão bela

Por mais breve que seja,
Faz eterno só o momento
Por mais esquecido que esteja.

MARIA CORREIA (pseudónimo) 10º ano 3ª (B1

Saudades

Saudades daquele sorriso lindo,
Daquele olhar que transparece,
Daquela menina do vestido amarelado
Que caminhava sempre lentamente

Saudades de vê-la rodopiar
Com a sua saia a esvoaçar,
Flor vermelha no cabelo
E seu sorriso no rosto

Saudades de poder tocá-la
Dizer-lhe que não deixo de amá-la,
Que me faz querer lutar
E mostrar que nada é impossível.

DÉBORA ALBUQUERQUE  (pseudónimo)10º 2  (B1)

SENTIMENTO
Hoje vou pintar o céu de azul
A minha maior criação
É amar os outros.

O amor é tão difícil de ter
Tão lindo de partilhar
Tão complicado de esquecer.

É difícil amar
Sem ser amado
Porque sem a troca
Não pode existir o amor.

A vida pode ser difícil
Mas quem vive
O que é viver
Saberá amar.

Hoje vou pintar o céu de azul
Porque acredito
Que posso voar até nele,
Que nele está a minha maior criação.

TINA PEREIRA (pseudónimo)-assistente

A vida é um caminho
De tristeza e alegria.
A vida é como uma flor
Que nasce, cria e morre
Como uma floresta sem fim.

A vida é linda
Como um banco no alto mar
Como os golfinhos a saltar
Como um poeta a falar
Como um passarinho a cantar.
A vida é muito curta
Como o pé de uma criança,
Como os brinquedos da infância.
Se a vida não existisse,
A felicidade, o amor e a tristeza não existiriam.

GILSON MONTEIRO (A2)
10º1


O mar é azul
Como o céu
Que encanta com a beleza do mundo.

Quando o sol nasce
Fica tão lindo a brilhar
Como um diamante

Se não existisse o mundo
Não havia floresta.

MARIA HELENA BARBOSA 10º 1 (A2)

O meu coração arde ai ai                      
Tudo arde
Só porque ela me disse bye.
Foi um adeus
que afastou o pão da minha boca
e trouxe uma bebida alcoólica.
Foi um grande facto
Marcando a minha vida.
A felicidade deixou de visitar a minha casa,
Embora a tristeza vá lá todos os dias.

GILSON PATRICK TAVARES 10º 2 (A2)




No mar
profundo
fecundo
o monte
defronte.
No espaço
abraço
enlaço.
No mar encerro tudo,
lembrando o meu passado.

Sofro
contigo.
Tu sofres depois.
O monte assiste;
sofremos os dois.
Eu sou 
tuas ondas,
na tua amplidão...
vou- lembro o amor que se foi;
volto- trago uma ilusão...
também
banais 
iguais 
no sofrer
sem ser
assim?
O mar
amar
sonhar
o mar...
Ah!mar!...
Amado.
A noite vai chegando,
o dia vai morrendo.
Dormir no infinito 
de um amor passado.

EDSON ROMARIO - 10º1(B1)
Mar azul lindo de ver
com as ondas lentamente
o vento transparece de um lado qualquer
o encanto do porto ao amanhecer
perder-se na floresta do outro lado
da cidade distante.

MALAM DANFA - 10º2 (B1)

                                                      
O CÉU

Aquele céu azul
como a cor do mar...
o mar é como o céu
o céu olha para a a terra
e a terra reflete o seu olhar
como duas pessoas apaixonadas

Esse é o céu
onde ficam as nuvens
as nuvens que nos rodeiam
onde vou buscar as minhas ideias.

CELSO MONTEIRO - 10º1 (A2)


Amo o verão, 
o estímulo 
que ele dá às pessoas,
a vontade de sair
à noite e ficar
até tarde.

Amo o desejo
que ele desperta,
a vontade de se dar,
de se entregar.

Amo as paixões
que ele desperta.
nessa época tudo vale,
a meta é divertir-se,
é aproveitar.
Amo o verão:
a mais bela estação.

ADAMA BARRY - 10º1 (A2)


AZUL

Azul é uma cor linda,
eu gosto de azul.
Quando olhei para o céu,
ficou todo azul.

E, na praia, costumo
somente ver a água,
porque o céu se reflete
no mar.

Azul é uma cor
das meninas.

AIDA COSTA - 10º 1 (A1-A2)








PAIXÃO AZUL

Com o brilho do sol,
numa tarde linda,
os passarinhos azuis
a cantar.

Com o som das marés,
as borboletas eram escusadas.

Eu não podia deixar
de imaginar a tua cara,
o teu sorriso
que se refletia no charco
do meu coração.

Rayoncé "GN" - 10º 1 (B1)

Sem comentários:

Enviar um comentário